Everton Giovanella era volante de maração, começou sua carreira no Lajeadense no ano de 1991, depois chegou ao Internacional, onde disputou o cameponato brasileiro de 1993. Na temporada seguinte foi para a Europa. Sue primeiro clube europeu foi o pequeno Tirsense de Portugal, após um bom ano no clube, Everton assinou com o Estoril. Novamente em destaque, foi visto por olheiro do Belenenses. Foi então contratado e atuou por mias uma temporada no grande Belenenses de Portugal.
Em 1996, foi contratado junto ao Salamanca. O time espanhol na época recrutava muitos jogadores turcos, portugueses e brasileiros. Everton, já na época mais conhecido como Giovanella, passou três temporadas em destaque no Salamanca, a primeira temporada acabou levando o time espanhol a primeira divisão.
Após a queda do Salamanca em 1999, o jogador manteve suas boas atuações o que o levaria a ser contratado pelo Celta de Vigo. Sua estréia ocorreu no Celta de 22 de agosto de 1999 no Carlos Tartiere contra Oviedo. Com o Celta jogou por sete temporadas, sendo um jogador importante, especialmente nos primeiros anos.
Giovanella viveu seu pior momento no mundo do futebol, quando foi pego no teste anti-doping, com a substância nandrolona, em 19 de dezembro de 2004. Ficou um tempo afastado porém não deixou o Celta. Seu ultimo jogo pelo Celta de Vigo foi em 21 de setembro de 2005.
Durante a temporada 2006-2007, o jogador tinha uma proposta do Celtic da Escócia para participar na Primeira Divisão , mas a Associação de Futebol proibiu a participação de Giovanella.
Na temporada 2007-08, o jogador assinou pelo Coruxo, da Terceira Divisão Espanhola. Após a temporada, voltou a Vigo e tentou encontrar um clube para seguir jogando, n'ao obteve propostas e voltou ao Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário