sexta-feira, 2 de julho de 2010

[OPINIÃO] Oba-oba vs. Coerência

Pois a única coisa que movimenta as conversas sobre futebol neste país hoje é a eliminação tupiniquim da Copa do Mundo.
Só uma breve comparação, entre os últimos dois ciclos de quatro anos, um chamado de "oba-oba" que corresponde ao Copa da Alemanha 2006, já o outro é o da Coerência, ou era Dunga na África 2010.
Bom começo relembrando as campanhas para Alemanha 2006, o Brasil terminou como líder das eliminatórias, a frente da Argentina por saldo de gols, na Copa das Confederações o título com goleada sobre os hermanos, contra eles também levamos a Copa América. O futebol arte era a marca daquela seleção, com Ronaldinho e Kaká voando, Adriano era simplesmente o Imperador da Itália, Robinho era um grande destaque (para mim este era o verdadeiro "quarteto mágico") e Ronaldo mesmo com lesões, tinha a fama de 2002 e sua volta triunfal.
O contexto daquele mundial, era que o Brasil iria para a Alemanha apenas buscar o Hexa, afinal o caneco já era nosso. Pois na hora da verdade, o futebol arte virou burocrático, os jogadores acima do peso, Ronaldo e Adriano não funcionaram e Parreira não mexeu, chegamos nas Quartas-de-finais para jogar contra a "Touca" brasileira, a França. Resultado show do Maestro Zidane, gol de Henry e Brasil de volta para casa, a justificativa sobre tudo isso caiu para as festas dos jogadores e o "oba-oba" da preparação.
Depois deste espetáculo, a CBF resolveu mudar esta imagem, coube a Dunga remontar a seleção, e lá foi ele, sacou os medalhões, chamou gente nova, revelou novos ídolos e assim foi líder nas eliminatórias, campeão da Copa das Confederações na África, Copa América. Só que este time jogava com contra-ataque mortal, nem todos titulares na seleção eram jogadores de grande nível, não eram gênios, mas sim efetivos.
Para esta Copa, Dunga usou sua Coerência, manteve estes jogadores, mesmo que dentre todos apenas o setor defensivo teve uma grande temporada em seus clubes, o resto ficou entre lesões e bancos de reserva, inclusive Robinho, da reserva do Manchester City jogando mal, para o Brasil onde voltou a "jogar bem"(será mesmo?), aqui tudo foi mais fácil pra ele, pelo nível dos adversários. Além de tudo isso na reserva jogadores tão medianos quanto Elano ou Felipe Melo, que eram titulares. Citando alguns casos Kléberson, Josué, Julio Baptista, Gilberto (lateral), Doni, Gomes, Grafiti, enfim ficaram de fora: Ronaldinho que depois de duas temporadas voltou a jogar muito bem, Pato com grande temporada no Milan, Hernanes sem contestação alguma ele é o jogador mais completo no Brasil hoje, Victor o melhor goleiro no Brasil disparado, posso citar também o jovem Ganso principal jogador santista nesta temporada.
Enfim a Coerência parou extamente aonde? Nas Quartas de finais, só um dado, ontem 1º de julho fizeram exatos quatro anos da eliminação na Alemanha, ou seja, a conclusão que chego é de que nem a coerência, o grupo fechado e focado, com efetividade foi melhor que o "oba-oba" e seu futebol arte, nem um gerou o resultado esperado, nos dois casos o mesmo retrospecto e a eliminação na mesma fase. Esperamos que alguém acorde e repita o método Familia Scolari, porque este sim gerou o resultado desejado por toda a nação, o Título da Copa.
A próxima é em casa, se vencermos, a taça é nossa literalmente, esperamos que esta não seja roubada, como a do Tri, 2014 é logo ali, e no final do ano começa um novo ciclo, se ele será vitorioso só o tempo irá dizer, mas que não seja repetida as duas últimas fórmulas por favor.

0 comentários:

Postar um comentário