terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma Copa do Mundo sem grife

Sim o evento da FIFA chegou ao seu final, os principais eventos da CBF voltam essa semana, mas no final de semana inicia uma briga bem mais feia, a série C começa com tudo. O sonho de 20 clubes em figurar entre os 40 principais clubes do país, alguém poderá dar risada, ao se falar "40 clubes", mas o torcedor do clube pequeno sabe o que isto significa, as verbas televisivas que não existem na série C é o grande, se não o principal, motivo por toda a peleia que iniciará dia 17.
O sonho é muito maior para clubes que já figuraram entre os grandes, este é o caso de Paysandu, Fortaleza, CRB, Gama, Marília, Juventude, Caxias, Criciúma e Brasil de Pelotas.O formato é simples, 20 times divididos em 4 chaves, na primeira fase todos jogam contra todos, dentro de cada chave, são elas:

A= Paysandu, Fortaleza, Rio Branco, Águia e São Raimundo;
B= ABC, CRB, Salgueiro, Alecrim e Campinense;
C= Gama, Macaé, Luverdense, Ituiutaba e Marília;
D= Caxias, Juventude, Brasil de Pelotas, Criciúma e Chapecoense.

Os dois melhores de cada grupo classificam para as quartas de finais (AxB; CxD), no fim os quatro semi-finalistas estarão na disputa da série B 2011, ou seja, são 10 jogos que podem levar um clube e sua torcida a glória. Mas também há clubes que irão ser jogados no subsolo do inferno, a série D, os últimos colocados de cada chave estarão credenciados a série D 2011.
O grupo D literalmente é o grupo da morte, o grupo dos classicos, com uma atração em bastante foco, os dois Cajus, o maior clássico do interior do Rio Grande do Sul, com certeza será o principal clássico do certame, e para compor o grupo com muita força Brasil, Criciúma e Chapecoense, com toda a certeza jogos de muitas emoções estão por vir nesta chave.
Enfim, sem toda a grife dos principais jogadores do mundo, sem uma Jabulani, nenhum aparato de 25 câmeras para um jogo, não há patrocínios milionários, não será notícia nos principais meios de comunicação do país, mas há algo que sem sombra de dúvidas é muito maior do que existe na série A ou na B, a paixão de milhares de torcedores é exatamente isto que move a série C e seus 20 clubes participantes.
Ainda mais a abaixo a série D, nos formatos da antiga série C, dois gaúchos lutam para chegar a uma série C, sair do final do inferno e sonhar com tempos melhores. Pelotas e São José de Porto Alegre tem uma missão ainda mais complicada, são 4 vagas para quarenta clubes, mais emoção e muito menos futebol, tudo o que move o torcedor a comparecer aos estádios.

0 comentários:

Postar um comentário