quarta-feira, 2 de junho de 2010

O fim do famoso G-4 do Brasileirão

Com a confirmação da Conmebol que a Copa Sul-Americana dará vaga para a pré-Libertadores do ano seguinte, o país da equipe campeã perderá uma vaga na competição. Atualmente a entidade garante duas vagas diretas para Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru e México, quatro para Brasil e Argentina e ainda uma para o atual campeão. As cinco restantes vão para os classificados da pré-Libertadores. Como o Estudiantes é o atual campeão, em 2010 a Argentina teve três vagas diretas e mais duas a serem disputadas no primeiro mata-mata.

Esta configuração não será alterada para 2011. Caso São Paulo ou Internacional vençam a Libertadores, o terceiro e o quarto colocados no campeonato brasileiro terão que disputar a fase pré. E caso um dos brasileiros seja o campeão da Sul-Americana, a quarta vaga do país será ocupada por ele e apenas campeão, vice e terceiro lugar no Brasileirão disputarão a Libertadores no ano seguinte.

A CBF poderá ter ainda que administrar um problema: Santos e Vitória podem ser campeões da Copa do Brasil e Sul-Americana além de ficar entre os três melhores Brasileiro.

A competição nacional termina em 5 de dezembro e a finalíssima da Sul-Americana está marcada para o dia 8. O quarto colocado poderá ter que esperar três dias para comemorar a vaga conquistada. Até lá, você verá sites, jornais, TVs e rádios separando os quatro primeiros do resto da classificação. Mas ser quarto colocado no campeonato brasileiro, a partir de 2010, não é mais um lugar seguro.

0 comentários:

Postar um comentário